Gonorreia: Sinais, Contágio e Tratamento – Informações Essenciais
Gonorreia: Sinais, Contágio e Tratamento – Informações Essenciais
Blog Article
A doença gonocócica é uma das DSTs mais comuns no mundo, atingindo milhões de pessoas anualmente. Causada pela agente patogênico Neisseria gonorrhoeae, essa patologia pode comprometer qualquer pessoa, e, se não diagnosticada e tratada, pode resultar em complicações graves. Neste artigo, trataremos sobre os sinais mais comuns, modos de disseminação, diagnóstico e maneiras de combate da gonorreia.
O que é a Gonorreia?
Essa IST é uma patologia infecciosa que compromete sobretudo as mucosas do sistema urinário, como uretra, cérvix, ânus e orofaringe. Mesmo que seja facilmente tratável, a demora no diagnóstico pode desencadear problemas de saúde significativos.
Como Identificar a Gonorreia
As manifestações clínicas da doença podem variar de acordo com o sexo, e, em certos quadros, a doença pode não apresentar sintomas. Se houver sintomas, os indicadores típicos incluem:
Em Homens:
Corrimento purulento na uretra
Desconforto ao urinar
Sensibilidade testicular
Vermelhidão e inchaço na uretra
Manifestações Femininas:
Corrimento vaginal anormal
Desconforto miccional
Sangramento vaginal irregular
Sensação dolorosa na penetração
Dor no baixo ventre
Sintomas Adicionais:
A doença pode atingir a cavidade oral, gerando sintomas como dor e vermelhidão, além de atingir os olhos e a região retal, causando irritação, secreção e inflamação.
Modos de Contágio da Gonorreia
A principal forma de transmissão da gonorreia ocorre por meio do contato sexual desprotegido, englobando diferentes tipos de contato íntimo. Além disso, a doença pode ser passada da gestante para o bebê, resultando em complicações para o recém-nascido, gerando inflamações severas nos olhos.
Diagnóstico da Gonorreia
A detecção da doença pode ser feito através de exames laboratoriais, como:
Identificação da bactéria na urina: detecta a presença da bactéria no trato urinário.
Exame de amostra biológica: coleta de fluido corporal para identificar a presença da bactéria.
Teste molecular: análise detalhada do material genético da bactéria.
Como Tratar e Evitar a Gonorreia?
A cura depende da administração de antibióticos, normalmente aqui feita com esses medicamentos. Todavia, devido à crescente resistência bacteriana a determinados medicamentos, é imprescindível cumprir o tratamento corretamente para evitar recorrências.